terça-feira, 30 de agosto de 2011

Folclore

Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola


Lenda
     É  uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.
De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.
     Lendas no Brasil são inúmeras, influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro. Devemos levar em conta que uma lenda não significa uma mentira, nem tão pouco uma verdade absoluta, o que devemos considerar é que uma história para ser criada, defendida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas, ela deve ter no mínimo uma parcela de fatos verídicos.
Muitos pesquisadores, historiadores, ou folcloristas, afirmam que as lendas são apenas frutos da imaginação popular, porém como sabemos as lendas em muitos povos são "os livros na memória dos mais sábios".
Devemos considerar ainda a diferença entre Mito e Lenda. Mito é o personagem ao qual a lenda trata, pois a Lenda é a História sobre um determinado Mito

Os alunos criam lendas para explicar o surgimento das estrelas. Vjam algumas lendas:

A lenda das estrelas


Ao me reunir diante de uma fogueira com meus amigos, me perguntaram sobre a origem  das estrelas. Bom essa história é muito curiosa, pois fala de um povo misterioso e um amor apaixonante de um índio por uma bela jovem. Esse amor foi capaz de levar esse jovem e todos de sua tribo ao céu!


Kuturu era um índio muito dedicado a sua tribo Kuru-Mim. Esse povo cheio de mistérios vivia no centro de uma floresta na antiguidade e serviam a dois deuses que habitavam no céu: Solimão e Lua Dara conhecidos hoje com Sol e Lua.
 Esses índios tinham apenas uma regra imposta pelos deuses que eram soberanos: não podiam subir nas árvores nem para pegar frutos.
Certo dia quando a tribo estava realizando uma de suas comemorações  Kuturu ao ver uma linda índia que aparecera por aquela região apaixonou por ela perdidamente... Ela era uma jovem de cabelos longos e pretos e seu olhar remetia um mistério capaz de encantar os homens da tribo. O jovem apaixonado perguntou a linda moça o que era preciso para ganhar seu coração, e moça com uma voz suave respondeu que para ganhar seu coração teria quer ser o índio mais corajoso da tribo e para provar sua coragem o jovem rapaz deveria subir a mais alta árvore da floresta.
    Mas o que Kuturu não sabia é que essa linda moça na verdade era Lua Dara         que havia se apaixonado por ele. E para os dois ficarem juntos era necessário que ele subisse à arvore.
 Kuturu foi decidido e começou a subir a maior árvore que ele encontrou e quando chegou ao topo Lua Dara flutuando falou: “finalmente! Estava a sua espera! A partir de agora seu nome será Estrela e ficará para sempre ao meu lado como a segunda luz ao brilhar na fria e escura noite!”  Kuturu concordou. Quando  a noite caiu vendo aquela linda luz a cintilar no céu Kuturu e todos da sua tribo começaram a subir nas árvores, mas o que não sabiam é que no topo das árvores tinha um feitiço que transformava qualquer um em estrela!
Então, como nessa tribo havia vários índios o céu se encheu de estrelas!
E assim surgiu as ESTRELAS no céu...

Gabriela Raquel 3CPA”A”

Produção de uma Lenda

Enfeitiçadas

       Sou uma anciã, faço parte das primeiras gerações de seres humanos da terra. Numa noite, eu estava sentada observando as estrelas. Chegaram umas crianças e me perguntaram como elas surgiram. Então resolvi decifrar o enigma das estrelas para aquelas crianças

Há muito tempo, existiam bruxas que voavam pelo céu, e não havia ainda estrelas. O céu parecia ter sido feito de gelo. Duas bruxas inimigas uma da outra viviam em guerra; uma se chamava Lavínia, e a outra, Karie. Lavínia achou um buraco no céu de gelo, e entrou pro lado de dentro para preparar uma armadilha. Quando Karie achou também o buraco, ela entrou e Lavínia fechou o buraco, e lançou seu feitiço sobre ela, no mesmo instante ela explodiu, formando metade da constelação.
Hoje dizemos que metade das estrelas são pigmentos da bruxa karie. Elas não caem, pois estão por cima do gelo, e estão anos luz de distância da terra.
       Depois desse acontecimento, as amigas de Karie se revoltaram contra Lavínia, fizeram um buraco em uma parte sem estrelas, prenderam-na e a mataram, fazendo com que Lavínia explodisse. Formou-se assim outra metade da constelação. Olhando assim, parece que são muitos pigmentos para só duas bruxas mortas.
Os seres que mudam de lugar no céu para lá e para cá, são bruxas boas e más dessa geração, que voam pelos ares, fazendo guerras ou não. E quanto mais elas matam, mais estrelas se formam; elas são brilhantes pelo fato de serem bruxas (seres diferentes dos humanos). E pelo fato delas terem sido mortas por feitiço.
Só um aviso: As bruxas são inofensivas a seres humanos. E só voam pelo céu, bem distantes de nós. Não se preocupem, crianças!

Débora Gualberto 3CA’A’







surgimento das estrelas

            Há milhões de anos houve uma gerra entre deuses, mas os principais foram Zeto e Trindo.Zeto carregava uma lança que soltavam poderozos raios e Trindo tinha o poder de levitação.
            Durante a guerra começou o conflito entre Zeto e Trindo, com seus raios poderosos e Zeto soltou um raio muito forte sem limites e Trindo sem controle começou a levitar fazer subir até o céu o raio que Zeto tinha soltado.
            Com o passar do tempo o raio se desfez e assim surgiram as estrelas 

Bruno Patrick 2CA”A”



Nenhum comentário:

Postar um comentário