Todos da Escola Municipal Santos Dumont estão agradecidos com o artigo feito por Hélcio Armond Jr, a respeito do trabalhado realizado com o Jornal Escola.
Veja o artigo dele:
EDUCAÇÃO FISCAL
SANTOS DUMONT, ESCOLA REFERÊNCIA
Hélcio Armond Jr
Nos tempos atuais, lidar com o acúmulo de informações, a velocidade da tecnologia, a transformação constante da prática pedagógica e descobrir o papel do professor, com certeza, não é nada fácil. Mas uma coisa é certa, o nosso tempo, caracterizado por mudanças constantes e velozes, traz desafios para o professor e o estimula a repensar continuamente sua prática.
Neste contexto, os professores da Escola Municipal Santos Dumont, localizada no bairro Santa Terezinha, em Governador Valadares, mostram que são exemplos do que é verdadeiramente “ser professor”. Através do “Jornal Escola”, idealizado e produzido pelos professores, as atividades desenvolvidas pela Escola são mostradas ao público em geral, enchendo de orgulho aqueles que clamam por uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.
Pela leveza da leitura do Jornal, na página 2, tomamos conhecimento de como se encontra a antiga Escola Polivalente, que depois de abandonada e lugar para delinqüentes, é hoje uma linda praça! Agora, um espaço para crianças que correm e se divertem com brinquedos, como fizeram os alunos do 1º CA da E. M. Santos Dumont, que visitaram a praça para um delicioso piquenique. A matéria da página 3 mostra a visita dos alunos do 3º CPA ao “Museu da Cidade”. Muito interessante os relatos dos alunos, que descrevem detalhes dos sentimentos vividos ao se depararem com máquinas de escrever, vitrolas, aparelhos telefônicos, fotos antigas da cidade, e tantos outros objetos.
Na página 4, o destaque é para a pesquisa que os alunos do 3º CA, fizeram, juntamente com as professoras Janaína Toledo e Alba Valéria, sobre temas relacionados à realidade do bairro em que a escola está inserida. Ao visitarem as margens do rio Doce, os alunos logo perceberam e comentaram sobre a grande sujeira pelo caminho, matos altos e muito lixo, situação que pode colocar a vida dos moradores em risco, em razão da proliferação de insetos, como é o caso do mosquito da dengue. A turminha fez muitas reflexões importantes após a visita e apresentaram muitas sugestões para serem levadas à Prefeitura, como a construção de um calçadão às margens do rio Doce. Além disto, desenvolveram ações de conscientização a serem praticadas na Escola e pelos moradores vizinhos. A página 5, mostra a visita dos alunos do 2º CA à Associação “Rio Limpo”. O objetivo da entidade é a conscientização sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. A Associação desenvolve uma campanha de arrecadação do óleo de cozinha usado, evitando que sejam despejados na pia e poluindo o rio Doce. Este óleo é transformado em sabão, gerando renda para muitas famílias carentes.
A página 6 mostra o dinamismo das aulas de música desenvolvidas pela professora Valéria, que criou até uma bandinha com instrumentos reciclados. A página 7 apresenta depoimentos de vários alunos sobre as atividades da Escola, com destaque para as aulas de Educação Fiscal da professora Aline Dutra Leocádio, que juntamente com as colegas Janaina e Célia Pegas desenvolveram o projeto “Orçamento Participativo da Criança e Adolescente”. Neste projeto os alunos aprenderem a fazer o orçamento familiar e o que fazer para melhorar o mundo em que vivemos.
Muito interessante, também, é o projeto desenvolvido pelo professor da biblioteca, Nelcino Valentim “Ler por prazer, o X da questão”.
Como se vê, mesmo diante de tantos desafios, os professores da Escola Municipal Santos Dumont se mostram abertos às novas tecnologias e linguagens, assumindo responsabilidades para promover ações concretas em busca da formação do cidadão crítico e atuante, conhecedor das questões de sua sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário